Sobre reler A Torre Negra <3

Comecei a ler a série A Torre Negra pela primeira vez em 2010. Uma amiga havia dito que eu gostaria e, por coincidência, eu tinha o primeiro livro em casa, pois minha mãe havia pego emprestado com uma prima (oi, Ana) pra ler. Mas,  elas leram sem saber que o livro fazia parte de uma série, então vocês já podem imaginar o resultado né? Acharam o livro um saco- e é totalmente compreensível, já que não há um final conclusivo nele. Do Stephen King eu havia lido apenas Carrie, A Estranha, que li em um dia na casa dessa mesma prima.

Essa que me indicou a leitura já havia alertado que o primeiro livro não era o melhor da série, mas que eu deveria dar uma chance pois valeria a pena. E, bem, digamos que antes de começar a leitura o próprio Stephen King também me alertou:

Quando tornei a olhar para o primeiro volume, que agora você tem em mãos, três verdades evidentes se apresentaram. A primeira foi que O Pistoleiro havia sido escrito por um homem muito jovem e tinha todos os problemas do livro de um homem muito jovem. A segunda foi que continha uma grande quantidade de lapsos e falsos pontos de partida, particularmente à luz dos volumes que vieram depois.* A terceira foi que O Pistoleiro não era sequer parecido com os últimos livros — era, francamente, um tanto difícil de ler. Com muita frequência eu me ouvia me desculpando por ele, dizendo que, se as pessoas perseverassem, veriam a história encontrar sua verdadeira voz em A Escolha dos Três.

– Trecho do prefácio de O Pistoleiro

E eis que eu li e me apaixonei de cara! Como eu não ia ficar no mínimo interessada por um livro que logo nas primeiras páginas cita um homem-pássaro e mostra um corvo chamado Zoltan? Podem parecer coisas bobas e que não prenderiam ninguém a um livro, mas, bem, essa sou eu ahahaha

Dark_tower_taheens

Pra quem não sabe, a série, que é composta por sete livros e um spin off, narra a história de Roland, o pistoleiro que dá título ao primeiro livro. Roland está em busca da Torre desde que o mundo “seguiu a diante”. Pra vocês terem noção da grandiosidade da obra, Stephen King levou trinta e três fucking anos para escrever a série! Ok, ok, tempo não é sinônimo de ser uma obra de qualidade, mas, gente, estamos falando de Stephen King, né rs

De 2010 pra cá já tinha surgido uma notícia sobre uma possível adaptação dos livros pro cinema. Embora a gente sempre vá reclamar depois que faltou isso ou aquilo na adaptação cinematográfica, que fã não gosta de ver os seus personagens favoritos ganharem vida em um filme? Não rolou filme algum, então me contentei com as HQ’s, uma camiseta (é muito difícil achar coisas da Torre, sério!), uma tatuagem… ok, vai, a tatuagem eu já faria de qualquer forma hahahah Mas, o que importa agora é que finalmente isso está acontecendo: o filme estreia ano que vem! Todo mês saem diversas fotos dos atores em estúdio, e é claro que com toda essa vibe me deu vontade de reler os livros, né?

Enfim, tudo isso é pra dizer que eu reli O Pistoleiro. E me apaixonei. De novo!

Quando li da primeira vez não percebi como Stephen King arriscou nesse primeiro livro. Ele joga o leitor em um mundo totalmente desconhecido, explica pouquíssimo, cita a todo momento coisas que o leitor só saberá quando terminar de ler todos os livros, coloca vocábulos que ele criou no meio disso tudo e assim segue a história numa boa, como se você já soubesse do que ele está falando. A impressão que tive ao reler foi a de que são livros que foram escritos para serem relidos constantemente. Como um ciclo. E isso é genial, quem já leu vai saber o motivo. A melhor parte de reler foi a impressão que ficou de que eu não “reli” o primeiro livro, apenas dei continuidade à saga de Roland, e é isso que me faz amar o Stephen King ainda mais. Provavelmente, quem nunca leu os livros vai ler este meu parágrafo e achar que estou louca, mas juro que não é isso!

Se você tem vontade de ler A Torre Negra, indico muito que o faça. Sem dúvidas é a obra-prima do King. E não se frustre com a falta de respostas que você encontrará no primeiro livro, você será recompensado ❤ E pra quem já leu, mas tem preguiça de reler todos os livros… releia ao menos o primeiro. É uma experiência totalmente diferente, e sempre vale a pena relembrar a introdução e o prefácio maravilhoso que o King colocou ❤

Sem dúvidas postarei mais sobre a série conforme eu for relendo os outros livros, afinal, essa série é a minha paixão!

E vocês, já leram A Torre Negra? Qual a série de livros favorita de vocês?

Conta nos comentários 😀

Até!

_

Quer receber informações do blog de forma mais prática?

2833582_orig  Siga no instagram: @theroom1408 facebook_logo_image  Curta a página no facebook: The Room 1408

Lembrando também que você pode se inscrever ali no canto pra receber um e-mail avisando quando tiver post novo ->

8 comentários em “Sobre reler A Torre Negra <3

  1. A Torre é melhor série que li, e não li muitas porque não tenho paciência para séries (o que é mais um ponto positivo pra Torre que me conquistou mesmo!). Com as notícias da adaptação cinematográfica eu também fiquei com muita vontade de reler os livros, e como o Ka é uma roda, tô relendo! Já tô no terceiro volume e como você disse, ao reler a série é que percebemos a grandiosidade da coisa, porque na primeira leitura confesso que eu era tão obcecado pela Torre quanto o Roland, e por isso li desenfreadamente pra chegar à Torre, e com isso deixei muita coisa passar. Agora tô aproveitando a jornada com mais calma e atenção aos detalhes.
    E para nossa alegria a escassez de produtos da Torre deve acabar com o filme. \0/
    Agora torçamos para o filme fazer justiça aos livros!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Joe!
      Você disse tudo, eu também li com aquela curiosidade focada em alguns pontos, e sem dúvidas perdi muita coisa legal.
      Simmm, vai ter muita coisa legal, esses dias eu já tava pensando em como eu gostaria de ter action figures de todos os personagens hahahahahah
      Sim, vamos torcer, eu acho que fará!
      Obrigada por comentar 😀

      Curtir

  2. Ai que raiva… Vou ter que tentar a série de novo. P q é só pode ser muito boa depois desse texto seu. Ouso dizer que a prima leu o primeiro livro muito nova, portanto tinha todos os problemas de uma prima muito nova. kkkkkkkkkk

    Curtir

  3. Ai que raiva… Vou ter que tentar a série de novo. P q só pode ser muito boa depois desse texto seu. Ouso dizer que a prima leu o primeiro livro muito nova, portanto tinha todos os problemas de uma prima muito nova. kkkkkkkkkk

    Curtido por 1 pessoa

  4. Há muito tempo que A Torre Negra (série) tá na minha lista para ser lida, mas como vai ter o filme e eu gosto muito do Idris Elba, vou esperar mais um pouco.
    Outro do King que eu quero ler tbm é o It, mas ai preciso fazer um planejamento logístico pra andar com aquele tijolinho na mochila. rsrsrs

    Curtir

    1. Vale muito a pena ler! Também gosto muito do Idris Elba e achei que ele foi uma opção magnífica pro papel. Quando você ler, me diz o que achou. Ainda não li It, o último calhamaço do King que eu li foi A Dança da Morte, realmente precisa de um planejamento, mas o kindle salva muito! hahahah

      Curtir

Vamos conversar :D

