#12mesesdePoe – O Coração Delator

Olá!
Como vocês estão?

Este post faz parte do Desafio de leitura #12mesesdePoe.

Ouvi todas as coisas no céu e na terra. Ouvi muitas coisas no inferno. Como então posso estar louco?

O conto deste mês é O Coração Delator. Já li diversos contos do Poe em que um dos personagens sofre de monomania – obsessão extrema por algo – e neste conto a obsessão da vez é pelo olhar terrível de um velho. Segundo o narrador-personagem, o olho o angustiava tanto que ele decidiu matar o pobre velho, se livrando, assim, do horror que o olho produzia nele. 

Acho que era seu olho! É, era isso! Um de seus olhos parecia o de um abutre – um olho azul claro coberto por um véu.

O narrador a todo momento faz questão de afirmar que não está louco, e não é justamente essa a afirmação que os loucos mais fazem? Para ele, o horror que o olho produzia era tão grande que justifica a sua atitude. Depois de matar o velho, o narrador toma todos os cuidados possíveis ao esconder o corpo.

Se ainda me acha louco, não mais pensará assim quando eu descrever as sensatas precauções que tomei para ocultar o corpo. A noite avançava, e trabalhei depressa, mas em silêncio. Antes de tudo desmembrei o cadáver. Separei a cabeça, os braços e as pernas.

Finalmente ele está livre da angustia que aquele olhar provoca, mas não há horror maior do que aquele causado por algo que está sempre conosco: a nossa própria mente.

Poe, mais uma vez, nos presenteia com um conto incrível. A capacidade do autor em prender a atenção do leitor é única, além do fato de que, embora o conto trate de um tema pesado, a leitura flui de forma fácil.

É visível que eu tenho uma dificuldade imensa em falar sobre contos, já que a quantidade reduzida de informações, que é característica do gênero, faz com que qualquer coisinha a mais que eu diga possa ser um spoiler, mas incentivo vocês a lerem esse conto – e todos os outros do Poe!  É um dos meus escritores favoritos ❤

Vocês conhecem alguma obra do Poe? Vamos conversar sobre esse autor maravilhoso nos comentários!

Até mais 😀

Anúncios

3 comentários em “#12mesesdePoe – O Coração Delator

  1. Ah é tão fascinante esse conto do Poe. Me lembrei quando li pela primeira vez.
    Eu achei que estava louca, por tanta permanência de suspense que se deriva. O narrador consegue, definitivamente, se assegurar que não tem nada demais. O que é loucura. A visão, a precisão e a reverência do psicótico e o contato sobre ele, é sem dúvidas, uma abordagem originalmente demais.
    Quando li o Gato preto (outra obra de Poe), senti a semelhança desse planetário denominado de confusão, á que nos impõe ser cúmplices de todas essas minúcias. O que é algo prazeroso, parece que estamos frente a descobrir cada enigma na leitura.

    Curtir

Vamos conversar :D

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s