#12mesesdePoe – O Escaravelho de Ouro

Olá!

ABAAABgUcAE-0

Primeiramente, se você não sabe do que se trata o Desafio de leitura #12mesesdePoe, clique aqui.
Sim, eu sei, este post era pra ter sido postado ainda em Julho.Em minha defesa, o conto foi lido em Julho, mas não pude postar a tempo.

O conto da vez foi O Escaravelho de Ouro 😀

Eu já havia lido esse conto, porém, lembrava apenas que o tal escaravelho de ouro levava os personagens a uma solução super maluca – ou genial – do mistério em questão. Ou seja, lembrava pouquíssimo.

O conto nos apresenta o narrador, que é narrador-personagem; Willian Legrand, homem que fora rico, mas por alguns infortúnios foi levado à pobreza; Júpiter, que é o criado do Sr William; e o cachorro do Sr William.

Tudo começa quando Sr William encontra um escaravelho dourado, que Júpiter jura ser de ouro. Com o passar dos dias, Sr William passa a ficar cada vez mais monotemático: só pensa e fala sobre o escaravelho, e de uma forma cada vez mais estranha, o que faz com que Júpiter vá até a casa do nosso narrador em busca de ajuda, e também para levar uma carta do seu ‘sinhô’.

– E você pensa, então, que seu patrão foi picado pelo bicho e que a picada é que o fez ficar doente?

– Eu num penso, nada. Eu sei. O que é que faz ele ficá variano por causa de ouro, se num é a mordida do escarvéio de ouro? Eu já ouvi falá desses escarvéio de ouro antes disso.

– Mas como é que você sabe que ele sonha com ouro? – Cumo é que eu sei? Ora, porque ele fala disso enquanto tá dormindo. Tá-i como é que eu sei.

A partir disso, nossos quatro personagens partem em busca de um tesouro perdido, levando com eles, é claro, o escaravelho.

Mais um vez me peguei pensando em quão genial foi Poe, principalmente quando o Sr William dá a explicação final. O Sr William poderia ser facilmente um parente perdido do Sr Dupin, de Os Crimes da Rua Morgue, já que ambos têm um raciocínio muito a frente do de qualquer outra pessoa – ao menos das que eu conheço, claro.

Até hoje nunca li nada escrito por Poe e que eu tenha achado ruim, massssss… Prefiro mil vezes os contos que tendem a ir mais pro lado do terror! Não adianta. Já disse algo parecido antes em um post que fiz na época do Desafio Halloween Literário 2015. 🎃👻 e isso permanece. Se Poe decidisse ser escritor de sei lá, romances adolescentes, não tenho dúvidas de que ele o faria com maestria, eu o vejo como alguém que escreve o que quer que seja de uma forma foda, mas esses tipos de contos não são os meus favoritos, fazer o que?

Contudo, indico que leiam. Mesmo que você seja um leitor acostumado(a) a ler contos de mistério, com detetive, enfim, contos em que a gente sempre busca a resposta pra um fato, como nos livros da Agatha Christie, eu duvido que você vá captar qualquer fato que seja como uma pista pra o que rola no final. Fica o desafio 🙂

E vocês, já leram? O que acharam? Vamos conversar!
Caso queira ler o post anterior, clique aqui.

Até mais!

Um comentário em “#12mesesdePoe – O Escaravelho de Ouro

Vamos conversar :D

