Antes tarde do que nunca: Desafio de leitura #12mesesdePoe

Olá!

Não é de hoje que eu gosto do Poe, tanto que já havia falado sobre uma obra dele aqui. Suas histórias sempre me encantaram, sempre envoltas em mistério e naquele clima de que tudo pode acontecer a qualquer momento, que costuma deixar o leitor tenso, além dos finais sempre surpreendentes.

Já tem um tempo que eu vinha acompanhando o blog da Anna – que é ótimo, por sinal – e foi nele que eu vi o Desafio de Leitura #12mesesdePoe, criado por ela. O desafio consiste em ler um conto do Poe por mês, durante um ano, e esse é o motivo de eu não ter participado antes: eu achava que só poderia participar quem já estivesse postando desde Janeiro. Fiz um comentário sobre isso no blog dela, que me disse que eu poderia sim participar agora! 😀

Como estou entrando super atrasada, farei da seguinte forma: vou ler ou reler os contos dos meses que já passaram, falar deles aqui pra vocês durante este mês e o próximo, e postar sobre os contos correspondentes a cada mês a partir de então.

Copio pra vocês, do post da Anna, as informações sobre o desafio:

 

COMO VAI FUNCIONAR?

É bem simples. Eu criei um calendário onde estipulei um conto a ser lido por mês e discutido no facebook através da página ou do grupo. Procurei colocar estórias menos conhecidas mas ainda assim acessíveis, e mesmo que você não tenha nenhum livro dele na sua casa, é bem fácil de achar na internet por estarem em domínio público. Pra facilitar, eu criei um link pra baixar todos os contos selecionados em PDF e ler no computador, celular ou tablet. 

QUAIS CONTO EU DEVO LER?

Coloquei o calendário na imagem de divulgação, que você pode compartilhar nas suas redes sociais, mas também colo aqui neste tópico, que ficará fixo na barra lateral do blog, para consultas. Se você quiser um único email mensal te lembrando do desafio, inscreva-se aqui: http://goo.gl/forms/RPXw0aSmdb

squarepoePLUS

Janeiro: Metzengerstein

Fevereiro: O Demônio da Perversidade

Março: Hop-Frog

Abril: Morella

Maio: Revelação Mesmeriana

Junho: O Enterro Prematuro

Julho: O Escaravelho de Ouro

Agosto: O Coração Denunciador

Setembro: O Caixão Quadrangular

Outubro: Berenice

Novembro: Ligéia

Dezembro: O Retrato Oval

POSSO LER OUTRA OBRA DELE NO LUGAR?

Pode! O calendário é apenas uma forma de direcionamento, mas você pode ler o que quiser, desde que leia! No entanto, as discussões sobre os contos no facebook e até mesmo através de resenhas em blogs são muito saudáveis, e se você não ler o que está no calendário pode perder opiniões muito legais e diversas. 

FORMAS DE PARTICIPAR DO DESAFIO

12 comentários em “Antes tarde do que nunca: Desafio de leitura #12mesesdePoe

  1. Que legal, um desafio é sempre bom! Acho que dessa forma é melhor do que eu fiz, li 6 contos de uma vez, no final já estava p/ lá de Bagdá! Hehe Uma leitora comentou no meu blog sobre “A Queda da Casa de Usher”, nem lembrava desse conto e estudei na faculdade, na mesma época do Corvo. Lembro de ter gostado desse conto, e o modo como Poe usa as palavras sempre tem um algo a mais. Esse Usher, lembro que discutimos isso de “Us” e “her”.
    Se eu tivesse lembrado antes poderia ter falado desse conto no meu post, mas ok! hehe
    Beijos!!

    Curtir

  2. Pingback: The Room 1408
  3. Eu estive a acompanhar seu blog e ver esse desafio, já namorando ele e também pensando que só poderia começar quem fosse fazer desde janeiro xD Como fim do ano taí, vou aproveitar e selecionar os meus *m*
    Obrigada pela ideia ❤

    Curtir

Vamos conversar :D

