Harry Potter e o Cálice de Fogo – Projeto de Leitura Plataforma 9 3/4.

Olá  😀

AVISO: Antes de ler este post, saiba que ele pode ter spoilers – se é que ainda há algo sobre Harry Potter que você não saiba. Se você já leu ou não se importa, vá em frente!
Este post faz parte do Projeto de Leitura Plataforma 9 ¾ ! Clique aqui para saber mais. 

Novamente eu começaria o post dizendo que amei o livro e que é o meu favorito até o momento, ou que cada vez a história fica melhor, mas isso já está tão redundante de se dizer… 

E não é que mesmo com as leituras da faculdade eu tenho conseguido sempre ler Harry Potter simultaneamente? É uma linguagem tão leve que tem sido super tranquilo pra mim encaixar a leitura em qualquer tempo livre que eu tenho!

Percebo que o clima dos livros ficará cada vez mais tenso, e é por conta desse clima que os gestos doces acabam ficando mais ressaltados, como o bom humor de Dumbledore, por exemplo.

– Não estou brincando, Sr Weasley – disse ele – embora, agora que o senhor menciona, ouvi uma excelente piada durante o verão sobre um trasgo, uma bruxa má e um leprechaun que entram num bar… A Prof Minerva pigarreou alto. – Hum… mas talvez não seja hora… não… Onde é mesmo que eu estava? Ah, sim, no Torneio Tribuxo… […]

Quanto a Harry, Rony e Hermione, eles estão naquela fase mais estereotipada de adolescentes. O Harry está extremamente mal humorado nesse livro, fiquei surpresa quando ele manda a Hermione calar a boca e quando ficou nervosinho com uma professora:

– Não é da sua conta – disse ela, como se achasse que o garoto estava sendo intrometido.

– Mas é da minha conta – disse Harry com veemência. – Que aconteceu com ele?

Assim como o Rony, que teve a ousadia de perguntar pra Lilá se poderia ver o “Uranus”  (your anus) dela hahahhaah Confesso que ri, mas que piadinha de mal gosto!

Embora J.K. tenha criado um mundo mágico e maravilhoso, as metáforas estão ai e só não as enxerga quem não quer! Estou amando a Hermione sendo ativista pelos direitos dos Elfos:

– Sabem, os elfos domésticos têm uma vida duríssima! – disse Hermione indignada. – É escravidão, isso é que é! Aquele Sr. Crouch fez Winky subir até o topo do estádio, e ela estava aterrorizada, e enfeitiçou ela dessa maneira para que nem possa correr quando eles começam a pisotear barracas! Por que ninguém faz nada para acabar com uma situação dessas?

– Ué, os elfos são felizes, não são? – admirou-se Rony. – Você ouviu a Winky durante a partida… “Elfos domésticos não devem se divertir”… é disso que ela gosta, que mandem nela…

– É gente como você, Rony – começou Hermione com veemência –, que sustenta sistemas podres e injustos […]

Pra quem já leu ou domina o assunto, uma dúvida: cerveja amanteigada tem álcool? Embora leve o nome de cerveja, eu jurava que não!

Suas roupas estavam rasgadas e sujas. Segurava uma garrafa de cerveja amanteigada e cambaleava um pouco no banquinho, olhando fixamente para as chamas do fogão. Enquanto eles a observavam, ela soltou um imenso soluço.

– Winky está entornando seis garrafas por dia agora – Dobby cochichou a Harry.

Honestamente, acho que seria muito legal os filmes abordarem quão fdp é a Rita Skeeter. Eles abordaram, mas não tão amplamente. Que mulherzinha! É bem como a mídia real, mesmo.

d0516919-92e1-483b-8c1e-e5d3987bffe6

Agora, alguns comentários super bobos:

  • Eu, no lugar do Harry, daria a miniatura do dragão que ele enfrentou pro Hagrid ♥smok
  • Eu adoraria ver o Dobby com as roupas que ele aparece no livro depois que começa a trabalhar de forma remunerada! Confesso que imaginei algo mais ou menos como a roupa que o Silvio Santos apareceu recentemente hahahhasilviosantos-visual-estadosunidos-22012015
  • Fiquei chocada ao descobrir como a Rita Skeeter descobria tudo!
  • Amo MUITO os trechos que falam da loja que os gêmeos Weasley querem abrir!
  • Amo a família Weasley no geral ♥Weasley_Family_at_Egypt.gif
  • Fiquei chateada com o fato de a Molly ter acreditado no que o artigo da Rita Skeeter falava sobre a Hermione. Ela a tratou de uma forma tão fria e nem mesmo achou aquilo estranho!
  • Sirius Black ♥
  • Dou muita risada com os comentários do Harry e do Rony nas aulas de aritmancia!
  • – Aaaah – exclamou Rony, imitando o sussuro místico da professora -, quando dois Netunos aparecem no céu é um sinal seguro de que um anão de óculos está nascendo, Harry… Simas e Dino, que estavam sentados próximos, riram alto, embora não tão alto a ponto de abafar os gritinhos excitados de Lilá Brown. – Ah, Prof Sibila, olhe! Acho que tenho um planeta oculto! Aaaah, qual é esse, professora?

  • Amo a forma com que a J.K. desenvolve a personalidade dos personagens. Não é como o King, que faz com que você entre na mente de cada um; ela é mais de ações. A história vai rolando e quando você vê, já conhece todos eles tão bem…
  • Neste livro, a minha personagem favorita foi, sem dúvidas, a Hermione! Sempre determinada, com notas ótimas e encontra tempo suficiente pra ajudar os amigos e ir bem em tudo! Além disso, foi uma mãezona pro Harry e o Rony que agiram como crianças. Ela é incrível ❤goblet_of_fire40

Enfim, encerro aqui o post sobre O Cálice de Fogo. Posso dizer, sem dúvidas, que já sei que vou sofrer quando terminar de ler todos os livros. É tão bom passar um tempinho em Hogwarts…

Para ver o post dos outros participantes do Projeto:

Para ver o post dos outros participantes do Projeto:

Mayara, do Silêncio Contagiante. Postará no instagram dela, que é @slcontagiante

A Ana, do Leia Ana, Leia. Postará no blog.

A Natália, do OnlySecretDreams. Postará no blog.

A Mauni, do Maunizando. Postará no blog.

O blog Palavra de Literatura. Postará no blog.

A Tábata, do Entre Livros e Trânsitos. Postará no blog e no instagram, que é @tabatapimentinha

Até mais!

 

 

6 comentários em “Harry Potter e o Cálice de Fogo – Projeto de Leitura Plataforma 9 3/4.

    1. Oi, Letícia!
      Eu nunca cheguei a definir qual era o meu filme favorito, mas sempre gostei muito do O Prisioneiro de Azkaban, que até o momento também é o meu livro favorito.
      A cada livro eu gosto mais, a complexidade vai aumentando e eu me apaixono mais. Quando terminei de ler O Cálice de Fogo até repensei se não seria um novo favorito, mas definitivamente não é! O Harry ta mega chato nele hahahaha quanto ao livro comparado ao filme, eu achei que ta super bem adaptado, tem só aqueles detalhezinhos que reparei comentei no post sobre O Prisioneiro de Azkaban mesmo…
      E você? Quais os seus favoritos?

      Curtir

Vamos conversar :D

