É isso o que acontece quando você lê O Circo Mecânico: você se encanta.

DSC00295

Escrito por Genevieve Valentine, o livro narra a história de um Circo e sua trupe, mas se engana quem pensa que se trata de um circo comum, com pessoas comuns… Liderado por Boss, o Circo Mecânico Tresaulti conta com uma trupe como você nunca viu antes: trapezistas com os ossos mais leves que o ar, homens e mulheres com engrenagens e parafusos onde quer que seja necessário, um homem que é uma banda e até mesmo um homem com asas, e nada disso é no sentido figurado.

Em um mundo pós-apocaliptico, o circo passa por diversas cidades marcadas pela guerra apresentando o seu espetáculo, cuja única exigência para que se possa assistir é entrar livre de armas. Ele nunca para, e dificilmente as pessoas vivem o suficiente para assistir ao espetáculo duas vezes, portanto, é sempre uma oportunidade única.

É claro que pessoas tão únicas chamam a atenção não só dos que apreciam o espetáculo ou buscam alguma diversão, chamam, também, a atenção de pessoas não tão boas. O inimigo em questão é o “Homem do Governo”, que é mencionado algumas vezes durante o livro e em dado momento apresentado junto com as suas intenções, que não são as melhores.

DSC00284.JPG

Conforme o circo viaja, conhecemos um pouco mais de cada personagem, seja algum traço da personalidade que não conhecíamos antes, seja do seu passado. Embora você não vá conhecer todos da mesma maneira ou com a mesma profundidade, algo está muito claro: todos eles buscam o circo como forma de encontrar um lar ou de se encontrar, de ter um motivo para seguir, de completar o que sentem falta em si mesmos; e embora alguns pareçam não se importar tanto com os demais, há, de fato, um sentimento de família entre eles, o que é algo preciosíssimo em um mundo praticamente destruído. Todos eles buscam Boss e o Circo como forma de ter um lugar ao qual pertencer, cada um com suas cicatrizes físicas, emocionais, ou ambas.

Assim como em A Menina Submersa, a história não é contada de forma linear. A primeira vista, a maioria das personagens parece ser um pouco reclusa, você não conhecerá muito de cada uma nas primeiras páginas e isso é parte da magia do livro e talvez da vida, não é comum que as pessoas que conhecemos aos poucos se tornem as que mais gostamos?

Embora o livro se passe em um universo cinza e melancólico, a leitura, para mim, foi leve. A escrita de Genevieve é encantadora e única, ela tem uma forma singular de utilizar a escrita, a pontuação, enfim, cada detalhe na forma com que ela utiliza as palavras é notável.

Apesar disso, eu considero o livro apenas um conto mais extenso. Vale a leitura, mas não virou um favorito.

DSC00276

Quanto à edição, já é redundante elogiar os livros da Darkside Books. Sempre lindos, de materiais de qualidade, apaixonantes em cada detalhe. As ilustrações contribuem para a atmosfera de magia e mistério que há na história.

DSC00277

Vi muitas pessoas reclamando do final, dizendo que o livro acabou do nada ou que foi um final ruim. Eu discordo totalmente! É um final lindo, que mostra que é possível existir esperança mesmo nos cenários mais devastados. E é isso o que acontece quando você conhece O Circo: você se encanta.

Anúncios

5 comentários em “É isso o que acontece quando você lê O Circo Mecânico: você se encanta.

Vamos conversar :D

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s