O que eu tenho lido.

Olá 😀

Meu último post aqui foi sobre o livro O Circo do Dr. Lao, e, logo após dele, comecei a ler O Circo Mecânico Tresaulti, de Genevieve Valentine.

wp-1464189111280.jpg

 

Eu havia lido no Biblioteca do Terror que o livro se assemelhava a uma poesia transformada em prosa, e isso é verdade.

wp-1464189016879.jpg

A temática não deixa de ser pesada e até mesmo triste, mas tudo é contado com uma leveza tão grande que o livro em si se torna delicado. Até mesmo as cenas de violência são narradas dessa forma, na minha cabeça eu imaginava tudo como uma coreografia, e não como uma luta hahahah Gostei muito do livro e inclusive to sorteando ele! Clique aqui para saber mais sobre o sorteio.

IMG_20160503_173759

Quando terminei Circo Mecânico, resolvi burlar o meu próprio sistema de sortear as próximas leituras e comecei a ler Donnie Darko. O livro tem uma entrevista com o diretor, Richard Kelly, o roteiro do filme e o livro A Filosofia da Viagem no Tempo, da Roberta Sparrow, ou vovó morte, como é chamada no filme.

wp-1464189036877.jpg

Além disso tudo, o prefácio é do Jake Gyllenhaal! Sensacional, né? O livro está excelente, um trabalho extremamente detalhado e meticuloso. Amei poder ler o livro da Roberta Sparrow, é super curtinho mas bem esclarecedor. Se você também gosta de Donnie Darko, com certeza vai amar. Discussões sobre o filme sempre rendem muito e costumam ser interessantíssimas. Qual é a sua interpretação dele? 

Terminei Donnie Darko e li a graphic novel Pílulas Azuis, de Frederik Peeters, que foi presente de uma amiga ♥ Inclusive foi um presente maravilhoso, pois a história é linda, li em uma horinha.

wp-1464189033150.jpg

É um assunto que até hoje é um tabu, e o mais maravilhoso de tudo é que Frederik conta a história e ainda consegue fazer com que ela seja extremamente informativa, mas sem ser chata. Nunca tive muito interesse em graphic novels (que até um minutinho atrás eu estava chamando de HQ, mas nada que uma pesquisa no google não resolva, rs), e depois de ler Pílulas Azuis isso mudou. Já andei pesquisando outras na Amazon e só não comprei nenhuma ainda pois tenho muitos livros em casa que ainda não li.

wp-1464189028215.jpg

De qualquer forma, recomendo a todos, é uma ótima opção de história cativante e rápida, se você está de ressaca litéraria, talvez seja a melhor alternativa 😀

Entre uma leitura e outra, continuo lendo Harry Potter para o Projeto Plataforma 9 3/4. Estou no quarto livro, Harry Potter e o Cálice de Fogo. Ainda não estou nem na metade do livro, mas a cada página me apaixono mais. Não tenho pressa nenhuma de terminar, tem sido tão prazeroso… Vai ver por isso meus projetos não podem ter data determinada para o término das leituras, gosto de ler no meu ritmo.

IMG_20160516_243818497

Tenho lido, também, para a faculdade, todas as cartas possíveis sobre o “descobrimento” do Brasil. Alguns textos pedagógicos, que, inclusive, eu detesto. Sempre o mesmo papo de que a educação precisa mudar, os professores precisam mudar, a sociedade também e zZzZz Claro que concordo com isso, mas é um assunto que se torna maçante depois do quinto texto gigantesco lido. Eu sei que o Piaget foi revolucionário, mas estou ficando com fobia de ler o nome dele hahahaha Os professores estão quase conseguindo me fazer sentir o mesmo pelo Paulo Freire, mas, talvez por ele ser um conterrâneo, tenho mais empatia por ele. Na realidade, eu gosto dele. Mas, ainda assim eu agradeço por ter decidido Letras quando fiquei em dúvida entre Letras e Pedagogia.

Estou quase terminando de ler Otelo, de Shakespeare, e ainda não consegui definir se eu que não gosto de ler peças ou se já estou tão naquele clima de “férias da faculdade, eu imploro!”, que a leitura está sendo feita unicamente como obrigação, e, por isso, ela tem se arrastado mesmo sendo um livro pequeno. Chego até a me sentir mal por não estar apaixonada por Shakespeare, já que é um escritor tão aclamado, mas, como já disse, não sei se é questão de gosto ou de cansaço.

E é isso que eu tenho lido. As fotos do post são as que tenho no celular, tiradas no horário de almoço ou em algum outro momento de leitura aleatório. Fazer o que, não tenho habilidade pra tirar fotos bonitas de livros – ou de qualquer outra coisa. Gostaria, claro, mas não tenho. Inclusive, aceito dicas de editores de imagem. Acho lindas as fotos de livros que vejo em praias, com flores em volta, com uma xícara de chá ou café e todas as cores combinando. São lindas! Mas, aqui, o que acontece é, basicamente, eu lendo indo pro trabalho ou no horário de almoço, e o café que tomo é no copo descartável mesmo, o que não é nada lindo ou fotogênico – e me fez pensar agora que não é nada amigo do meio ambiente também hahahaha -, e, quando tenho algum tempo livre a última coisa que passa na minha cabeça é levar um livro pra tomar um solzinho na praia. De qualquer forma, se você gosta de fotos bonitas, a minha amiga linda e maravilhosa que me presenteou com o Pílulas Azuis fez um instagram literário. Digamos que ela consegue tirar fotos bonitas de qualquer coisa que seja hahhha O user é @desmotsinsenses_

Em suma, essas têm sido as minhas leituras. Pode ser que eu faça resenha, pode ser que não. O blog é um lazer, não posso deixar o prazer da leitura sucumbir diante de uma meta, que jamais estabelecerei, de fazer tantas resenhas/posts por semana ou mês, né?

E vocês, já leram alguma obra citada?

Até mais!

 

9 comentários em “O que eu tenho lido.

  1. Oi Bárbara,
    Peço desculpas por não ter seguido seu blog antes, rs. Poxa, eu jurava que já o fazia. Mas isso já resolvi.
    Olha a primeira coisa que gostei aqui foi a sinceridade do post, rs.
    Como você já viu, eu amei o livro Donnie Darko. O do Circo Mecânico será um dos próximos que vou ler, provavelmente em junho, postarei minhas impressões. O Pílulas Azuis eu não li ainda, mas gosto muito de graphic novels e essa parece muito boa.
    Harry Potter eu li ao longo da minha adolescência, eu meio que cresci com ele, rs. Qualquer dia penso em reler.
    Uma coisa legal foi saber que você faz letras também. Eu curso Letras-Inglês e faço iniciação científica em literatura, e estou cada vez mais apaixonado pelo curso. Estou quase pirando também com tantas leitura e tentando conciliar as leituras do curso com as leituras pro blog, rs. Mas é assim mesmo.
    Parabéns pelo post, eu adorei. ❤
    Beijão!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Ademar!
      O meu blog chamava Livros de Calla, ai eu mudei o nome e pode ser por isso que você não me seguia mais, o wordpress tem dessas.
      Que legal, deve ser sensacional essa iniciação. Normalmente não pode trabalhar por conta da bolsa, e ai não posso fazer 😦 Mas aproveite ao máximo essa experiência e se possível divida com os leitores do seu blog, vou amar saber como é!
      Harry Potter… estou me apaixonando a cada minuto que leio. Aproveitando que vc faz iniciação cientifica, o que vc acha dos que não classificam Harry Potter como algo literário? Pois tem todos aqueles “requisitos”, né?
      Obrigada pelo comentário e volte sempre!

      Curtido por 1 pessoa

  2. Olá Barbara. Parabéns pelo post.

    Lendo seu texto, lembrei de um livro que talvez você possa gostar, pois segue uma linha de história densa e surpreendente; quase um terror psicológico! Dias Perfeitos de Raphael Montes. Se ainda não leu eu super indico.

    https://cassiopblog.wordpress.com/2016/01/26/leituras-de-janeiro/
    Neste link eu compartilho minha primeira experiência com uma Graphic Novel. Acho que vale a leitura!
    Abraço.

    Curtir

  3. Terminei O Circo Mecânico há pouco tempo, e concordei muito com isso de o livro ser poesia transformada em prosa. Foi um daqueles livros que eu terminei doido pra ler mais coisas da autora.
    To morrendo de vontade de ler Donnie Darko, mas a darkside mandou muito bem nesses novos lançamentos, acabou que eu dei preferencia pra outros que eles lançaram.
    Parabéns pelo blog, mandou muito bem nas mudanças 😀

    Curtir

  4. Bárbara, criei uma conta no WordPress só pra aparecer mais por aqui, e tô bem perdida, mas enfim…
    Primeiramente, gosto muito do jeito que escreve, espontâneo, passa uma sensação de “conversa despretensiosa de fim de tarde” (?)
    Agora tô aqui com uma certa invejinha, louca para ler O circo mecânico (fiz até promessa pra ganhar esse sorteio, olha lá, hein…) e Donnie (Aliás, já que pergunta, minha única teoria é de que não entendi absolutamente nada; nem o sobrenome do ator principal. Brincadeira, depois que o assisti fiquei muito interessada nesses lances de viagem no tempo, física quântica etc. Inclusive, fiz uma pesquisa e tô com uma lista gigantesca de livros sobre o assunto, comecei agora o “projeto entendendo Donnie” com a leitura de “O universo numa casca de noz”, muito informativo e tem uma linguagem muito acessível)
    Eu continuaria chamando de HQ se você não tivesse mencionado isso. Não leio Graphic novels por motivos de: não sei por onde começar, s.o.s. Mas tenho muita vontade, principalmente as do Neil Gaiman; só não estou absolutamente convencida de trocar um rim por Sandman, já viu quanto custa?!
    Já que está ficando com fobia do nome de Piaget, não o citarei.
    Vou indo agora, beijos ❤

    Gabi

    Curtir

    1. Oi, Gabi, que bom ver você por aqui! ❤
      Fico feliz que você gosta da forma com que escrevo! Eu gosto muito de ler o seu blog.
      Caramba, você ta se empenhando mesmo! Eu nunca li O Universo Numa Casca de Noz, mas poderia jurar que ele tinha uma linguagem difícil e específica… Depois me conta o que achou!
      Eu nunca procurei Sandman pra comprar, mas eu imagino. Elogiam muito, como o ano está passando voando quem sabe a gente não consegue mega promoções na black friday (to pensando longe hahahah)
      Um beijo e volte sempre ❤

      Curtir

Vamos conversar :D

