Submarino ou Amazon?

Olá 😀

Ultimamente tenho observado a diferença dos preços de livros, e decidi fazer um post compartilhando com vocês quais as lojas que dou uma olhada na hora de buscar o melhor preço e quais fatores eu costumo comparar.

Neste post vou comparar apenas a Amazon com o Submarino, tendo em vista que são os dois sites em que mais comprei até hoje, e, além disso, o serviço prestado pela lojas Americanas é praticamente idênticos ao do Submarino, portanto não faria sentido incluir.

Caso as imagens estejam ruins para visualizar, você pode clicar em cima delas que elas se ampliam! O livro usado para comparação foi o Hellraiser. Vamos lá:

Preços: Os preços da Amazon costumam ser mais baixos que os de outros sites, mas ainda assim há produtos em que o preço se iguala ou que o Submarino vende mais barato. Na maioria esmagadora das pesquisas que faço para comprar livros, a Amazon sai com o preço mais baixo. Claro que a comparação não está incluindo a Saraiva, mas se tem uma dica que posso te dar é: nunca compre na Saraiva sem comparar os preços com os de outras lojas antes. Normalmente os preços são os mais caros de todos, isso sem mencionar as lojas físicas da Saraiva, que cobram literalmente o dobro de alguns livros. O Box Vhs, que paguei menos de trinta reais, estava quase setenta na Saraiva do shopping daqui. Além disso, já vi até mesmo um box remendado com durex à venda. É o cúmulo!

 

cats
Box que estava à venda na Saraiva.

Formas de pagamento: A Amazon não disponibiliza o pagamento através de boletos. Isso é bem chatinho, já que não é todo mundo que usa cartões de crédito.

Frete: o frete da Amazon é alguns centavos mais caro – obviamente, o valor pode variar de acordo com o frete. Ambas entregam antes do prazo estabelecido no site, mas a entrega da Amazon é um dos fatores que me faz amá-la! Noventa e nove por cento das vezes que comprei, recebi o livro no dia seguinte, literalmente! Até de sábado ja recebi. Já no Submarino a entrega costuma ocorrer de três dias a uma semana, então até que o valor a mais da Amazon compensa.

Parcelamento: o Submarino parcela pequenos valores com juros, já a Amazon estabelece um valor mínimo de R$80,00 para livros físicos e R$40,00 para ebooks para que o pedido possa ser parcelado. Você pode até achar R$80,00 um valor barato, mas cada um cuida das suas economias como julga conveniente, e se eu julgar necessário parcelar um livro de R$20,00 eu sinto que eu deveria ter essa opção. Neste ponto a Amazon fica em desvantagem.

 

Custos para embalar pra presente: as embalagens da Amazon são exatamente como as da ilustração. Eu as acho lindas! Que eu saiba, as do Submarino não tem muitas opções de modelo. Não tenho como comparar o quesito capricho das embalagens, já que no Submarino não tem ilustração e também pelo fato de ser algo pessoal, há quem ache as embalagens feias e há quem as ache bonitas. Tendo isso em vista, devo me limitar apenas ao custo:

Como lidam com divergências: já tive problemas com livros tanto na Amazon quanto no Submarino, a diferença é que na Amazon a culpa foi minha e no Submarino não.

Explico: na Amazon eu comprei um livro e precisei cancelar no dia seguinte, mas, como a entrega da Amazon é extremamente rápida, quando fui cancelar o pedido o livro já se encontrava na transportadora. O procedimento pra devolução na Amazon funciona da seguinte forma: você recebe o livro, eles te dão uma etiqueta com o endereço deles e o valor do frente, você paga e posta o produto. Quando o produto chega nas instalações da empresa, você é ressarcido. Seria a maior dor de cabeça pra mim fazer isso, então, a atendente salvou a pátria: entrou em contato com a transportadora e solicitou que o livro não fosse entregue, somente que fosse levado de volta pela própria transportadora. Foi um alívio e tanto.

Já no Submarino, tive dois problemas. O primeiro foi que comprei um livro de português, com o preço bem salgadinho inclusive, e o livro chegou aqui todo danificado. Capa e miolo amassados, páginas também. Não costumo ficar procurando motivos para me irritar com compras online, mas dessa vez não deu pra passar, afinal o livro estava muito danificado e tinha sido caro. O Submarino me ofereceu a opção de troca ou de ser ressarcida, e eu optei por ser ressarcida.  Consegui resolver bem rápido!

O segundo problema foi um pedido que comprei e cancelei em seguida, menos de uma hora depois. Cancelei o produto, e só semana passada notei que a segunda parcela desse produto caiu no meu cartão, o que significa que se eu não prestasse atenção, pagaria por algo que não tenho. Entrei em contato diretamente através do Reclame Aqui, já que eles levam mais a sério assim, aparentemente. Já foi resolvido também. O fato de eu ter tido dois problemas com o Submarino não quer dizer que ele é inferior a Amazon. Já comprei mais livros no Submarino que na Amazon, que é um descoberta recente, então, nada mais natural.

Se você busca um Sebo online, indico o Sebo do Messias e o Estante Virtual. Não dá pra comparar um com o outro, já que o Sebo do messias é uma loja, e o Estante é como se fosse uma plataforma semelhante ao Mercado Livre, em que ao comprar os livros tratamos diretamente com o vendedor, portanto é ele quem estabelece o preço e garante a entrega do livro.

Ah, um adendo: a Amazon tem wishlist, e o Submarino não. Well, eu gosto de wishlists 😛

Então é isso 😀 Quais lojas vocês costumam comprar? Podem dar dicas caso queiram, viu?

Até a próxima!

 

 

 

18 comentários em “Submarino ou Amazon?

  1. Queria muito comprar na amazon, mas não tenho cartão 😦 O único defeito de lá!
    E comprar na submarino e na americanas (onde eu sempre compro) está se tornando horrível, pois o frete fica sempre mais de 40 reais !! Ultimamente estou ficando sem opções para compras onlines e acabo comprando na casas bahia, ponto frio, extra… que geralmente demoram quase um mês para entregar e não tem tanto cuidado com o livro!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Que chato… De que cidade você é? O frete pra cá não costuma sair muito caro, mas o da Amazon costuma ser mais baixo. Até o momento a Amazon tem sido perfeita na maioria das coisas, os livros chegam com umas bolhas plásticas de ar na caixa pra que não sejam danificados. Compensa você entrar lá e simular o frete pra ver se vale a pena pegar um cartão pras compras, Rafa!

      Curtido por 1 pessoa

  2. Eu só compro na Amazon, sério, é a minha loja queridinha. Sei que ela tem algumas desvantagens, mas nunca tipo nenhum problema com ela na hora das entregas, prazos, reembolso e nem nada e também acho o site super organizado e sempre tem alguma promoção de livro. O frete pode ser um pouco mais caro do que outros sites mas com toda certeza vale a pena! Uma das únicas coisas que acho ruim na Amazon é não ter parcelamento para preços menores, mas fazer o que, né? 😦

    Adorei o post, beijos.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Oi Bárbara! Mto bom o post, de grande valia, obrigada. Nunca comprei livros pela Amazon. Sempre comparei Submarino com Saraiva e na maioria das vezes, no conjunto completo, a Saraiva ganhou. Então, só compro deles. Mas, na próxima vez, vou fazer um teste na Amazon. Grata! Beijo.

    Curtir

    1. Caramba, Agda, acho que peguei birra com a Saraiva pois todas as vezes que eu entrei pra ver os preços estavam altos. Mas a Amazon é excelente, você vai amar!

      Curtir

  4. Sempre que comparo os preços, acabo comprando na Amazon, a submarino, nunca mais. Demora para chegar e já recebi livros sujos, amassados, o box de friends que eu comprei, chegou com a caixa toda amassada e rasgada aos lados. Além disso, eu acho o frete na submarino, nada barato. Então, sempre compro na Amazon e às vezes na Saraiva.

    Curtir

  5. a primeira vez que fiz uma compra de livros online foi pela Amazon e até agora foi incrível. Inclusive meu Kindle deu defeito e eu fui reclamar com eles, mesmo que estivesse fora da garantia. Eles me deram um vale presente de cem reais e eu fui a cliente mais satisfeita ever! até fiz um post sobre isso no blog e também outro sobre as compras que fiz com o gif card. amo essa empresa!

    Curtir

Vamos conversar :D

