Harry Potter e a Pedra Filosofal – Projeto Plataforma 9 3/4

Olá 😀

AVISO: Antes de ler este post, saiba que ele pode ter spoilers – se é que ainda há algo sobre Harry Potter que você não saiba. Se você já leu ou não se importa, vá em frente!
Este post faz parte do Projeto de Leitura Plataforma 9 ¾ ! Clique aqui para saber mais.

Primeiramente, gostaria de frisar que isto não é uma resenha, e que tampouco irei me prolongar explicando do que se trata o livro, afinal, todo mundo já sabe.

Farei apenas algumas observações acerca da minha experiência lendo Harry Potter.

A primeira coisa que me chamou a atenção foi o fato de como a escrita de J.K. Rowling é simples. Depois de ler com atenção, é fácil entender a razão pela qual muitas pessoas pegaram gosto pela leitura depois de ler Harry Potter. A leitura flui, quando você vê, o livro já acabou. Os capítulos do livro são curtos, há muita ação e dá pra rir bastante também, não é uma leitura cansativa ou que exige cem por cento de sua concentração.

Será muito interessante observar o desenvolvimento e amadurecimento das personagens ao longo dos livro, já que no primeiro já é notável o desenvolvimento de Harry. Ele passou rapidamente de um garoto que não sabia nem mesmo da existência de bruxos para alguém corajoso e que aprende a usar os recém descobertos dotes mágicos a seu favor.

Agora, uma dúvida boba: quando Hagrid e Harry vão até a loja de varinhas, o Sr Olivaras diz o seguinte: “Lamento dizer que vendi a varinha que fez isso – disse ele suavemente. – Trinta e cinco centímetros. Nossa. Uma varinha poderosa […]” E logo em seguida diz: “— Lembro-me de cada varinha que vendi, Sr. Potter. De cada uma. Acontece que a fênix cuja pena está na sua varinha produziu mais uma pena, apenas mais uma. É muito curioso que o senhor tenha sido destinado para esta varinha porque a irmã dela, ora, a irmã dela produziu a sua cicatriz. Harry engoliu em seco. — E, tinha trinta e quatro centímetros. Puxa. É realmente curioso como essas coisas acontecem. […]”  Afinal, quantos fucking centímetros tem a varinha do Voldemort? Será que o Sr. Olivaras estava se referindo, na segunda fala, a quantos centímetros tinha a pena dentro da varinha, já que pouco antes ele fala a respeito?

É uma curiosidade boba? Sim, claro, mas fazer o que se eu me apego a detalhes impertinentes?  hahahaha

Um fator que achei interessante e que quem já leu vai saber me responder: eles sempre chamam o Hagrid de Rúbeo, ou ao longo do livro passam a chamá-lo de Hagrid?  E falando em Hagrid, posso destacar o quanto o Hagrid tem sido um personagem com um lugar especial no meu coração? Sim, posso! 😍💛

A última vez que o vi, você era um bebê – disse o gigante. – Você parece muito com o seu pai, mas tem os olhos da sua mãe.

tumblr_inline_mr2b14YSi71qz4rgp

 

– Em todo caso, Harry – disse o gigante, dando as costas para os Dursley -, feliz aniversário para você. Tenho uma coisa para você aqui; talvez tenha sentado nela sem querer, mas o gosto continua bom. De um bolso interno do casaco preto, ele tirou uma caixa meio amassada. Harry abriu-a com os dedos trêmulos. Dentro havia um grande e pegajoso bolo de chocolate com a frase Feliz Aniversário escrita em glacê verde.

Pausa pra eu mostrar pra vocês o bolo que eu dei de presente pra uma amiga este ano! Sim, eu fiz como se fosse o que o Hagrid dá pro Harry no filme ❤ (E no livro também, claro, mas foi inspirado no do filme!)

Screenshot_2016-01-14-18-33-00

Gente, o que é o Hagrid cuidando do dragão Norberto? Que coisa mais fofa! Pelo que estou vendo, meu amor pelo Hagrid só vai aumentar a cada livro! O Norberto tacando o terror e o Hagrid dizendo que ele está passando por uma fase difícil! hahahaha

O que aprendi com Harry Potter e a Pedra Filosofal:

  • Boa Constrictor é um tipo de jibóia brasileira;
  • Dumbledore não é só um simples bruxo! Aqui vai a classificação: Ordem de Merlim, Primeira Classe, Grande Feiticeiro, Bruxo Chefe, Cacique Supremo, Confederação Internacional de Bruxos;
  • Quando você está nervoso ou surpreso, as expressões mais adequadas que você pode usar são: “Gárgulas galopantes!”, ou “Gárgulas vorazes!”;
  • Nunca se meta com duendes! Somente um louco se meteria com eles;
  • Capixingui é a planta símbolo de Hogwarts;
  • Derrubar um trasgo montanhês de quase quatro metros de altura é uma das coisas que são impossíveis de fazer sem acabar gostando um do outro (no caso, de quem o derrubar junto com você, não do trasgo, é claro! hahaha)

Digam-me uma coisa: no livro que vocês leram o nome da plataforma também foi traduzido para “plataforma nove e meio”? 😒

Qual casa vocês acham que estariam em Hogwarts?

Lembrando que, caso vocês queiram ver o post das outras participantes do projeto, basta clicar nos links abaixo para acompanhar:

Mayara, do Silêncio Contagiante. Postará no instagram dela, que é @slcontagiante

A Rafa, do Asylum To Readers. Postará no blog!

A Ana, que postará no instagram: @aninharh

A Ana, do Leia Ana, Leia. Postará no blog.

A Natália, do OnlySecretDreams. Postará no blog.

A minha intenção era terminar o post por aqui, mas é praticamente impossível falar sobre Harry Potter e não lembrar que, infelizmente, Alan Rickman, o ator que interpretou Snape nos filmes, faleceu hoje. Conheci Rickman através de Harry Potter, e é impossível não associá-lo ao personagem: é como se passássemos pela tristeza da morte de Snape novamente. Alan será sempre lembrado por todos os fãs, e desejo que ele tenha uma passagem tranquila. Logo após ler a notícia, li uma frase no livro que calhou bem.

“Afinal para a mente bem estruturada, a morte é apenas uma grande aventura seguinte” – Dumbledore.

🌹

download

image

11 comentários em “Harry Potter e a Pedra Filosofal – Projeto Plataforma 9 3/4

  1. Simplesmente amei esse post!
    Realmente, o Sr. Olivaras fala dois tamanhos diferentes para a varinha do Voldemort. Talvez seja um erro de tradução, tipo o nome da Plataforma. No meu livro tbm é 9 e 1/2…
    Senti muito a morte do Alan Rickman. Engraçado como me lembrei exatamente do momento da morte do Snape no filme tbm, bem na hora que vc me falou. Eu ainda não tinha lido a notícia…
    Báh, como os posts no instagran são curtinhos, acho que vou falando lá conforme vou lendo, ao invés de escrever no final da leitura. Que vc acha?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Outra coisa que reparei: quando o Dumbledore vai levar o Harry pra casa dos tios, ele aparece tomando sorvete de limão e diz que é o doce favorito dele do mundo dos trouxas. Mas de onde surgiu esse sorvete? Se ele fez com mágica não faz sentido o que ele disse anteriormente, já que no mundo dos bruxos ele também poderia tomar. Uma amiga que está lendo em inglês disse que achava que estava escrito balas, seria outro erro de tradução?

      Curtir

    2. E quanto aos posts do instagram, acho que o jeito que você quiser fazer fica legal, tanto um post só como vários! É que fazendo vários fica mais fácil pra você falar o que quiser no momento em que leu, e não esperar pra postar tudo no final.

      Curtir

  2. Poxa foi uma notícia muito triste! Nunca gostei do Snape, odiava ele nos livros, mas depois descobri toda a história e ♥, não tem como não amar.

    Adorei suas observações!! =D
    Os meninos chamam o Hagrid assim mesmo, mas pessoas de fora às vezes chamam ele mais formalmente. Hagrid é só amor ♥

    beijos e boa leitura

    Curtir

  3. Barbara, eu simplesmente amei esse post! Eu sou apaixonada com Harry Potter e pra mim é tão nostálgico ler esses comentários sobre a Pedra Filosofal. Gosto tanto desse universo :’) Também reparei que escreveram nove e meio (aff) e acho que eu iria para Corvinal – me identifico demais com o perfil da casa, haha. E você?!

    Flor, quando puder (e se quiser, lógico) dá uma passada no meu blog depois?
    Vou gostar muito da sua visita! beijo
    http://www.maridx.wordpress.com

    Curtir

Vamos conversar :D

