As Possuídas ou Mulheres Perfeitas, de Ira Levin

IMG_20151220_163659

Mulheres perfeitas é o clássico de Ira Levin que narra a história da fotógrafa Joanna Eberhart, cuja tão sonhada mudança com a família para a pacata Stepford é o ponto de partida para a revelação do maquiavélico paradoxo que assombra esse paraíso artificial – ou, mais exatamente, as mulheres que são para lá atraídas. (fonte: editora Record)

Nascido em 1929, Ira Levin é um escritor americano mais conhecido pelo livro O Bebê de Rosemary, obra adaptada ao cinema por Roman Polanski.

As Possuídas, ou Mulheres Perfeitas – foi lançado no Brasil com ambos os nomes – é um livro lançado em 1972, e conta a história de Joanna, uma fotógrafa amadora que se muda com seu marido e os dois filhos para a cidade fictícia de Stepford.

Chegando na cidade, o marido de Joanna, Walter, entra para o clube masculino que existe ali. Ao ser informada de que o clube não admite mulheres como sócias, Joanna, que fica abismada com o fato, começa a procurar informações acerca de um clube feminino, e, tomando conhecimento de que não havia nenhum, Joanna, juntamente com Bobbie, amiga que acabara de conhecer, começa a partir em busca de possíveis participantes para um clube feminino. É neste ponto que Joanna nota o estranho comportamento das mulheres da cidade: todas têm como principal ocupação os afazeres domésticos, a beleza e os serviços que se restringem ao lar. Até ai, tal comportamento poderia ser fruto de uma criação interiorana mais opressora, mas Joanna começa a achar ainda mais estranho quando ela e Bobbie conhecem Charmaine, uma das poucas mulheres normais que, assim como elas, possuíam outras prioridades que não os afazeres domésticos, e que, após uma viagem de final de semana com o marido, muda completamente de comportamento. Mais do que isso é spoiler hahahah

IMG_20151220_163750

Minha opinião:

Embora o livro tenha sido escrito anos atrás, para mim, a crítica à sociedade é muito clara. A forma com que o livro demonstra o papel incumbido às mulheres vistas como ideais não poderia ser mais contemporânea. A opressão está no livro como o clube masculino, e as esposas são todas as mulheres da nossa sociedade. As cobranças quanto ao lar e aparência dariam uma análise e tanto. Obviamente, assim como no mundo real, quem tem atitudes e opiniões contrárias acaba por se destacar e subitamente virar foco e ser visto como alguém a ser adestrado.

A escrita de Ira é leve, e é o tipo de livro que você devora em um dia e não se sente cansado. Indico a leitura não só como lazer genuíno, mas, também, como uma forma de refletir acerca dos papéis atribuídos a homens e mulheres na sociedade. Sem dúvidas, amei o livro. É claro que eu esperava um final diferente, porém, não poderia ser um final mais realista. Agora, fiquei muito mais animada para ler O Bebê de Rosamery! Evidentemente, a primeira impressão acerca da escrita de Ira não poderia ser mais positiva.

E vocês, já leram algo do autor? A obra em questão foi adaptada para o cinema em 1975, recebendo o nome de “Esposas em Conflito” no Brasil, e tendo a linda Katherine Ross no papel de Joanna; e em 2004, recebendo o nome de Mulheres Perfeitas, tendo Nicole Kidman no papel de Joanna. Nunca assisti a nenhum dos filmes, mas a queridíssima Paulla do Muquifo Literário – que é quem me deu esse livro! Obrigada, maravilhosa! – já assistiu ao filme de 2004 e me disse que o final é bem diferente.

Por favor, contem-me o que acham!

Até mais!

Anúncios

9 comentários em “As Possuídas ou Mulheres Perfeitas, de Ira Levin

  1. Caraca, um livro amarelado, adoro esses livros assim, são melhores do que os novos, as gostos dos livros novinhos também, mas cada um tem a sua aura, a sua magia. Você poderia me dar ele de presente, né? Tô brincando, rsr.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Eu assisti o filme Mulheres Perfeitas e não achei muito lá essas coisas…. Mas primeiro que eu não sabia que era adaptação de um livro, e segundo, que era do mesmo escritor de O Bebê de Rosemary, que eu adooooro. Essas informações mudam os conceitos… hahahhaha

    Curtido por 1 pessoa

Vamos conversar :D

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s