Uzumaki – Junji Ito

Semana passada, estava lendo algumas listas relacionadas ao gênero terror, e uma delas era de mangás. Como já dito anteriormente, não sou fã de mangás. Na realidade, acho que eu que nunca tive interesse em explorar a leitura desta maneira, fato que mudou depois de ler Uzumaki.

Bem, um dos mangás na lista era o Uzumaki. Como na lista havia uma imagem de cada um, a de Uzumaki chamou-me a atenção e, curiosa que sou, decidi procurar.

download

A história é a seguinte: em uma cidade do Japão, começam a acontecer várias manifestações de TUDO virando espiral. Literalmente tudo.

No início, somos apresentados a um casal, Kirie e Shuichi, cujo pai está começando a ficar obcecado pela forma de espiral. Primeiro, ele manifesta a sua nova obsessão de forma sutil e em pequenas coisas, como encomendando potes cheios de espiral, por exemplo. Depois,chega a um nível em que ele só quer comer a sua comida se ela for no formato, e chega ao ápice quando

ele é encontrado morto em forma de espiral, dentro uma espécie de pote gigante e redondo – que ele havia encomendado previamente, e o mais bizarro ainda é quando, ao cremarem o corpo do mesmo, a cidade inteira vê a fumaça subindo para o céu em forma de espiral. É exatamente neste ponto que o Shuichi começa a notar a espiral se manifestando nas pessoas que ali vivem e na cidade inteira.

Uzumaki01

História bem doida, né? Por isso mesmo que eu dei uma chance, é tudo tão sem pé nem cabeça que eu quis ver como a trama seria levada. Confesso que me surpreendi e que de sem pé nem cabeça não havia nada!

uzumaki-1136722

Nesta história as coisas acontecem super rápido, por isso terminei de ler rapidíssimo: uma vez que você começa, é impossível parar de ler. Claro que me atrapalhei um pouco, afinal não estou acostumada a ler mangás, mas depois correu tudo bem hahahaha

Quanto à história, é bem construída e os fatos estão todos bem amarrados. Gostei muito de ter lido, afinal, o mais comum em histórias de terror são assassinos, espíritos, etc, aquela coisa já previsível, então gostei muito de ler algo que, para mim, foi totalmente novo. Quem tem o costume de ler terror sabe que com o tempo é um pouco fácil prever acontecimentos, e nesse caso isso não aconteceu em momento algum.

Agora descobri que tem um filme baseado no mangá! Pelo trailer parece ser bem doido, quem sabe eu não assista. E vocês, já leram? Tem um mangá legal de terror para indicar? 😀

18 comentários em “Uzumaki – Junji Ito

  1. Adoro ler mangás! Gosto tanto de shoujo (mangás tipo de “menina”) quanto de shounen (mangás tipo de “menino”).

    Não estou lembrada de ler um mangá totalmente de terror… Na realidade eu lembro de um que é de investigação paranormal mas não consigo lembrar o nome nem achar…

    Mas tá cheio de mangás/animes que não são expressamente de terror mas que são bem sombrios, como Elfen Lied, Blame…

    Curtir

  2. Barbrinha (hihihi), o bichinho do mangá te pegou esse mês também? Rsrsrs

    Eu li esse no início do mês.. Acho que em duas semanas eu li uns 10 ou 12 diferentes (que minha bibliotecária-mor não leia isso, mas ocasionalmente a gente dá uma desligada no horário de trabalho, né? rsrsr)!

    Você lê onde? Eu acho no Yes mangá, muitos que ainda não tem tradução aqui no Brasil. Um dos funcionários da minha biblioteca traduz do japonês, então eu ainda faço pedidos personalizados 😉

    Curtir

    1. Oi, Ana! Esse eu li online mesmo, nunca comprei mangá e não sei se valeria a pena pra mim, tendo em vista que não sinto vontade de guardá-los depois… Mas, quem sabe a leitura de mangas se torne um hábito e eu passe a comprar? Nunca se sabe. De qualquer forma, se quiser te passo o site que usei para ler o Uzumaki! Bjs

      Curtir

  3. Pingback: Livros de Calla

Vamos conversar :D

