O Chamado de Cthulhu – Desafio Halloween Literário 2015 ðŸŽƒðŸ‘»

Olá  🙂

Como postado previamente, a primeira leitura do Desafio Halloween Literário 2015 tem como tema “O horror onírico de H.P. Lovecraft”. Optei por ler o conto “O chamado de Cthulhu”. Eu sei, eu sei, como assim eu ainda não havia lido esse clássico? Pois é, eu já li outros contos do autor mas nunca esse, então achei que esta era uma ótima oportunidade.

Esta não será uma resenha, e sim alguns comentários.

Cthulhu


Em Teoria do Conto, de Nadia Batella Gotlib, – uma leitura feita para a faculdade – li que uma das características do conto é que nele não há um exagero de detalhes, e que o conto está para a fotografia como o romance está para o cinema (frase de Cortázar). Explico: no conto e na fotografia, deve-se escolher bem o momento a ser captado e passar a mensagem desejada em um curto período de tempo, não há espaço para detalhes desnecessários; já no romance e no cinema existe a liberdade de estender-se até passar a mensagem pretendida. Seguindo essa lógica, para mim, O Chamado de Cthulhu seria um curta-metragem. Lovecraft dá detalhes que não descaracterizam sua historia como um conto, mas a tornam mais rica e fácil de ser acreditada como um fato veridico.

Embora pareça loucura da minha parte considerar esse conto algo que poderia ser real, quando você mora perto do mar passa a considerar certas hipóteses: a existência de Cthulhu e dos Kaijus de Pacific Rim são apenas algumas delas hahahahah

Kaiju do filme Pacific Rim
Kaiju do filme Pacific Rim

Sem mais delongas, eu gostei muito do conto, é interessantíssimo e a forma como Lovecraft descreve a documentação encontrada sobre Cthulhu é extremamente convincente, mas creio que essa é uma característica do próprio autor pois o mesmo se dá em A Cor que Caiu do Céu. Obviamente, achei o Cthulhu um ser magistral e único. Recomendo a leitura!

E vocês, tem uma opinião sobre esse conto?

Ps: sempre vou achar que estou escrevendo “Cthulhu” errado!

14 comentários em “O Chamado de Cthulhu – Desafio Halloween Literário 2015 ðŸŽƒðŸ‘»

  1. Heheh, não é fácil escrever Cthulhu, mesmo.

    Eu não li esse conto mas li o livro do sistema de RPG homônimo.
    Chegamos a jogar só uma ou duas vezes. Achei bem interessante!

    Aliás, tem uma temporada inteira de Supernatural que começa com uma reunião onde, se me lembro bem, o Lovecraft estava presente.

    Despertou minha curiosidade!
    Vou procurar o conto para ler no futuro.

    Abraço!

    Curtir

  2. Eu sou bastante fã do Katulhu, na verdade sou um fiel seguidor da religião dos deuses antigos e do Cutulhulhu. Adorei sua análise, penso a mesma coisa, o conto é bastante visual e retrata com perfeição o medo medieval das criaturas titânicas que viviam nas profundezas, mas Kalhutu é um dos mais assustadores, um deus octópode com poder de destruir a humanidade? Ah esse Chuchulhu é bem esquentadinho hein? Hahaha PS: Crítica com fundo engraçado sobre a pronúncia das pessoas do nome de Cthulhu. Quero ver é pronunciar Nyarlathotep e Tsathoggua corretamente haha 😛

    Curtido por 1 pessoa

Vamos conversar :D

