Lendo Clarice: Perto do coração selvagem.

Como prometido no projeto Lendo Clarice, comecei a ler as obras. A primeira, em ordem cronológica, é Perto do Coração Selvagem.

Perto do coração selvagem.

Neste livro acompanhamos a vida de Joana desde a sua infância até o seu casamento com Otávio. Joana é uma pessoa que busca sempre mais, sente uma constante inquietação com tudo a sua volta, ao mesmo tempo que eu diria que ela me parece um turbilhão emocional, ela mesma encara tudo isso de uma forma distante ou até mesmo conformada. Joana ama seu marido, Otávio, mas ao mesmo tempo questiona a vida que vivem juntos.

Agora tinha todo o seu tempo entregue a ele e os minutos que eram seus ela os sentia concedidos, partidos em pequenos cubos de gelo, que devia engolir rapidamente, antes que derretessem. E fustigando-se para andar a galope: olhe, que esse tempo é liberdade! olhe, pense depressa, olhe, encontre-se depressa, olhe… acabou-se! Agora – só mais tarde, de novo a bandeja de cubinhos de gelo e você diante dela fascinada, vendo os pingos d’água ja escorrerem.

Liberdade é pouco. O que desejo ainda não tem nome.

Toda a história é contada em primeira e terceira pessoa, mas até escrever isso me incomoda, pois “primeira e terceira pessoa” não me parecem nomenclaturas adequadas para uma narrativa que nos permite adentrar completamente os pensamentos e emoções das personagens, e essa é exatamente a razão pela qual é impossível ler uma obra de Clarice e sair ileso emocionalmente. Definitivamente, precisarei de um tempo até ler o próximo livro do projeto.

E vocês, já leram? Comentem a opinião de você acerca dessa obra, eu adorarei ler outras opiniões.

Para ver a opinião dos outros participantes do projeto:

Leia Ana, Leia

Língua e Literatura

Refração Cultural

Projeto #LeiaMaisMulheres

Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.

Ps: mais alguém achou que o homem que a observava é uma figura representativa da tristeza?

20 comentários em “Lendo Clarice: Perto do coração selvagem.

  1. Olá!!!

    Obrigada por marcar!!! Na verdade estou sofrendo Clarice, pois só encontro as obras em e-books e odeio não ter papel e lápis nas minhas leituras, estou com todos os livros no PC, mas na verdade, estou precisando ir à biblioteca! Mas pelo pouco que li desse primeiro livro, Uau!!! Como ela podia ser tão intensa já com tão pouca idade!? Amo!!!
    Boas Leituras!

    http://www.linguaeliteratura.com.br

    Curtir

    1. Poxa, vou torcer pra você achar! Eu não gosto de ler pdf, mas lerei a maioria em ebook pois a leitura no Kindle é agradável. Com certeza na biblioteca terá!

      Curtir

  2. Pingback: Livros de Calla

Vamos conversar :D

